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segunda-feira, 12 de setembro de 2016

União vence 2 amistosos no dia de ontem (11)

Na manhã de ontem, dia 11 de Setembro, na Quadra da Escola João David de Souza, em Santa Maria do Cambucá, o União recebeu as meninas do Renascer da cidade de Machados PE. Foram 2 grandes jogos e as meninas santamarienses obtiveram 2 grandes vitórias.

No 1° jogo, às 9h, o União "B" venceu o Renascer "B" por 3 x 1. Os gols do União foram marcados pelas atletas Izabeli (1), Cleide (1) e Luana (1).

Atletas do União "B": Jaqueline, Flávia, Luana, Cleide, Izabeli, Pollyanna, Dinha, Eliane e Geiza. Treinador Márcio.

No 2° jogo, às 10h, o União "A" venceu o Renascer "A" por 4 x 2. Os gols do União foram marcados pelas atletas Lili (2), Aninha (1) e Rafaela (1).

Atletas do União "A": Jaqueline, Lindinês, Lea, Clara, Rafaela, Lili, Lidiane e Aninha. Treinador Luciano.

O próximo compromisso da equipe, será dia 25 de Setembro, às 8h30 da manhã, no mini campo em Santa Maria do Cambucá.

Por Luciano Silva
Fotos: Luciano Silva
lucianosilva.smc@hotmail.com

sábado, 10 de setembro de 2016

Dormir bem é fundamental para garantir um bom desempenho físico

Perturbações do sono são cada vez mais frequentes nas diversas faixas etárias e estão relacionadas com o tipo de alimentação, exercício físico, estilo de vida e ao uso excessivo de aparelhos como televisão, celulares e computadores. O número de horas e a qualidade do sono influenciam na nossa saúde, no metabolismo e na produção de hormônios. Insônia, má qualidade e alteração no ritmo de sono estão associados à redução no desempenho escolar e no trabalho, comprometem a saúde mental (ansiedade, depressão...), causam desordens metabólicas, alteração no comportamento alimentar, redução da imunidade e aumentam os riscos de desenvolvimento e agravamento de doenças crônicas, como obesidade, diabetes, hipertensão e doenças cardiovasculares.

Durante o sono produzimos hormônios e a redução da duração do sono influencia a ingestão alimentar, a fome e a saciedade. Reduzindo o período de sono há diminuição do hormônio leptina que é anorexígeno e aumento da grelina, hormônio orexígeno, estimulando a fome e o aumento da ingestão alimentar.

1. Ingerir alimentos que estimulem a produção de serotonina:
A serotonina é um neurotransmissor que regula o sono, a capacidade de aprendizagem, humor, sensação de prazer, otimismo, bem-estar e o desejo por comer doces. Baixos níveis de serotonina estão relacionados a uma maior vontade de comer doces e carboidratos.

Confira os nutrientes que estimulam a produção de serotonina:

- Triprofano: aminoácido precursor da serotonina. Principais fontes: carne, frango, peixe, ovo, leite, queijos, banana, aveia, abacate, castanha, amendoim, amêndoas, nozes.

- Ácido fólico: folhas de cor verde escuro, leguminosas (feijão, soja, grão de bico, ervilha), germe de trigo, aspargo, laranja e abacate.

- Vitamina B6: piridoxina: germe de trigo, banana, leite, feijão, batata, lentilha, aveia, abacate, nozes, batata inglesa.

- Magnésio: leguminosas (soja feijão, grão de bico, lentilha), ostras, leite, arroz integral, salmão, aveia, abacate, nozes.

2. Evite alimentos ou bebidas estimulantes que podem afetar o sono e causar ansiedade, como café, mate, chá verde, chá preto, refrigerantes tipo cola, guaraná, bebidas energéticas.

3. Não retire todo carboidrato da alimentação noturna. Mantenha um pouco de carboidrato à noite. Ele é importante para a conversão de triptofano, a serotonina no cérebro.

4. Evite alimentos de difícil digestão ou comer em grande quantidade. Alimentos ricos em gorduras, excesso de carne vermelha e grandes porções tornam a digestão mais difícil e mais lenta dificultando e piorando a qualidade do sono.

5. Utilize chá de melissa, camomila ou maracujá, pois ajudam a relaxar.

Por Cristiane Perroni
Rio de Janeiro
Fonte: Eu Atleta
Imagem ilustrativa

domingo, 4 de setembro de 2016

União empata mais um jogo amistoso na temporada

Neste domingo, dia 4 de Setembro, às 10h da manhã, na Quadra da Escola João David de Souza, em Santa Maria do Cambucá, o União Feminino recebeu pela segunda vez em no ano, as meninas de Vertente do Lério PE, e pela segunda vez, o jogo terminou empate.

Em Maio, o jogo termiou 2 x 2, e já neste domingo, o resultado foi 4 x 4.

Atletas do União: Dany, Flávia, Lindinês, Clara, Eliane, Jaqueline, Jéssica, Luana, Lili e Rafaela.
Gols do União: Lili, Rafaela, Clara e Flávia.
Técnico Luciano Silva
Auxiliar Técnico Márcio Silva.

O próximo compromisso da equipe, será dia 11 de Setembro, pela manhã.

Foto: Luciano Silva
Por Luciano Silva
lucianosilva.smc@hotmail.com

quarta-feira, 31 de agosto de 2016

União representa Coordenadoria das Mulheres de Santa Maria do Cambucá

No último sábado, dia 27 de Agosto, pela manhã, as meninas do União Feminino participou de mais um evento esportivo na região, dessa vez, representando a Coordenadoria das Mulheres de Santa Maria do Cambucá, com o apoio da PREFEITURA MUNICIPAL, realizado na cidade de Machados PE (FestFut 2016).

As meninas santamarienses acabaram sendo derrotadas pelo Maria Cecília de Surubim por 3 x 0.

Atletas do UNIÃO: Jane, Lili, Geiza, Rafaela, Jaqueline, Clara, Jéssica e Izabeli. Treinador Márcio.

Por Luciano Silva
lucianosilva.smc@hotmail.com

domingo, 14 de agosto de 2016

União vence amistoso de virada

Na manhã de hoje (Domingo), dia 14 de Agosto, o União Feminino recebeu as meninas de Toritama PE e goleou, de virada, por 6 x 2. O jogo foi realizado na Quadra da Escola João David de Souza, em Santa Maria do Cambucá PE. Os gols do União foram marcados pelas atletas Leka (2), Jaqueline (1), Aninha (1), Lea (1) e Jéssica (1).

ATLETAS DO UNIÃO: Dany, Lea, Aninha, Jéssica, Leka, Lidiane, Clara, Jaqueline e Rafaela. Treinador Luciano Silva.

Por Luciano Silva
lucianosilva.smc@hotmail.com
Fotos: Luciano Silva

 

TWITTER: @lucianosilvapb

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