União Futebol Clube Feminino 2015 - 17 anos. Tecnologia do Blogger.

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Caminhar em ritmo rápido reduz pela metade risco de ataque cardíaco

Foto: Divulgação
Vários estudos já comprovaram que a caminhada é capaz de reduzir riscos de problemas cardíacos e diabetes, indicando que esse benefício pode ser alcançado se praticada por 30 minutos pelo menos três vezes por semana. Mas um estudo de um instituto da Dinamarca aponta que, mais importante que a frequência, é a intensidade de execução do exercício que ajuda à saúde.

De acordo com pesquisadores da Bispebjerg University Hospital, caminhar a passos rápidos ou fazer outra atividade de maior vigor físico faz com que o coração bata mais rápido, exercitando o músculo cardíaco. Dessa forma, ocorre um aumento do fluxo sanguíneo que é benéfico para o corpo.

Para chegar a essa conclusão, os cientistas analisaram durante dez anos a saúde de mais de 10 mil homens e mulheres dinamarqueses, com idades entre 21 e 98 anos. Entre eles, um em cada cinco apresentava um conjunto de fatores de risco que dão origem ao diabetes e à doença cardíaca. Durante o período da pesquisa, todos os participantes foram monitorados e interrogados sobre a quantidade de exercícios que praticavam, e os autores do estudo compararam os efeitos da corrida, da caminhada rápida e do sedentarismo sobre a saúde cardíaca.

A partir dos dados levantados, os pesquisadores notaram que o ato de caminhar numa velocidade mais rápida de duas a quatro vezes por semanas proporcionou maior efeito protetor do que a prática de corrida no mesmo período, reduzindo os fatores de risco entre homens e mulheres para derrames e problemas cardíacos em 50%. Já a corrida apresentou uma redução de 40%. A mesma redução não foi identificada entre aqueles que caminhavam mais lentamente, sendo que no grupo estudado 15% dos participantes desenvolveram síndrome metabólica. Outro ponto ressaltado no levantamento foi que exercícios mais vigorosos ajudaram mais na perda de peso.

- Este estudo nos mostra que apenas as atividades físicas que nos deixam com sensação de calor ou nos fazem respirar mais fortemente que são bons para a nossa saúde. Correr ou andar rapidamente faz o coração bater mais rápido e exercita o músculo cardíaco. Todos nós devemos tentar fazer atividades a cada dia que induzam o bombeamento do sangue - afirma Maureen Talbot, da British Heart Foundation, no Reino Unido, responsável pela publicação da pesquisa dinamarquesa.

Por  
Suécia

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Cãimbras no Esporte!

Divulgação
Apesar de existirem muitas razões para que uma cãibra apareça, alguns pontos nutricionais são muito importantes. Uma cãibra forte é capaz de tirar um atleta da competição ou um praticante da academia, em ambos os casos, há o transtorno e o prejuízo.

Por ser algo que incapacita o atleta, técnicos e jogadores temem muito sua incidência, afinal, você já deve ter visto em alguma competição esportiva, principalmente o futebol, atletas desabarem repentinamente no campo e logo depois vem a informação de que o mesmo está com cãibras.

Caracterizada pela contração dolorosa e involuntária dos músculos, a cãibra é um problema comum que apesar de não sinalizar doença grave, funciona como um termômetro que mede o equilíbrio de água e nutrientes do nosso organismo.

A principal causa das cãibras é a perda excessiva de líquidos e sódio. O sódio é um mineral importante para a transmissão dos sinais nervosos e ações que levam aos movimentos dos músculos e a falta desse elemento, juntamente com a falta de líquidos, pode tornar os músculos mais sensíveis.

Por muitos anos, as pessoas atribuíram cãibras à falta de potássio ou magnésio no corpo, porém, pesquisas mostram que esses minerais são menos importantes na situação. As quantidades de potássio e magnésio que se perdem no suor são baixas quando comparadas ao sódio e cloreto.

Outras causas de cãibras: diabetes, problemas vasculares, uso da creatina, doenças neurológicas, etc.

COMO PREVENIR?

- Manter-se bem hidratado durante todo o dia com água mineral, água de côco e suco de frutas;
- Beber muitos líquidos antes, durante e após o exercício, principalmente;
- Repôr sódio durante os intervalos de exercícios pesados com transpiração abundante. Utilizar uma bebida esportiva;
- Assegurar uma recuperação adequada com descanso, boa hidratação e boa alimentação (incluir comidas salgadas nesse período);
- Evitar o uso de alimentos e/ou medicamentos diuréticos, para minimizar a perda de água corporal.

Fonte: TreinamentoEsportivo.com

terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Dia do esportista alerta para importância da prática de exercícios

Que a prática de esporte é uma atividade saudável para o corpo e mente em todas as idades, todos sabem. Por isso, quanto antes a pessoa começar a se exercitar, deixando de lado o sedentarismo, melhor. Mas, o que as pessoas não sabem é que no dia 19 de fevereiro é festejado o dia do esportista, não apenas daquele que ganha a vida com a prática de alguma modalidade, e sim de todos que usufruem desta que é uma das práticas mais antigas da história da humanidade.

Esporte é tudo aquilo o que resulta em atividade física e normalmente é gerido por um conjunto de regras ou costumes. O Dia do Esportista, ou Dia do Esporto, conforme consta na legislação brasileira, é uma forma de incutir na cabeça das pessoas a importância de manter a saúde e o bem estar por meio da prática de esportes.

É comum entre os médicos recomendar a prática de exercícios físicos regulares, uma vez que um estilo de vida ativo ajuda na prevenção de doenças e na manutenção da saúde. “A melhoria da qualidade de vida por meio do incentivo de exercícios físicos deixou de ser um simples conselho médico. Mas vale ressaltar que esporte é saúde, porém se praticado sem um mínimo de orientação e cuidado pode ser prejudicial à saúde”, alerta o cardiologista Júlio César Ayres.

O médico afirma ainda que quanto mais cedo a pessoa inicia a prática de atividade esportiva, melhor será o domínio e conhecimento do próprio corpo. “O esporte ajuda no crescimento físico, a lidar com medos e frustrações, a aprender a respeitar regras e limites, a fazer amigos, a ter espírito de equipe e, principalmente, o esporte ajuda a ter uma vida mais saudável, pois ele contribui, e muito, para um melhor funcionamento do corpo e da mente humana”, destaca o cardiologista.
 
redacao@cidadeverde.com

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

União Feminino realizou 5º Jogo-Treino



Arte: Luciano Silva

Na manhã de ontem (17), no mini campo, em Samambaia, A Diretoria do UFCF realizou o 5º Jogo-Treino de Confraternização, e que contou com a participação de 12 atletas: Jane, Lili, Lú, Leka, Joyce, Camila, Rute, Shirley, Eliane, Clara, Cleide e Lila.

Esses jogos-Treino serve para aproximar as atletas, além de servir como preparação para eventos futuros da equipe”, diz Luciano Silva (Presidente e Treinador do UFCF).

O próximo Jogo-Treino será realizado no dia 3 de março de 2013.

Da redação, Luciano Silva
UFCF 2013 - 15 anos

sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

Parabéns CLARA

Foto: Luciano Silva
Amanhã (9), uma das novas promessas do União Feminino está de idade nova, trata-se da atleta ANA CLARA FERREIRA DO NASCIMENTO, mais conhecida como CLARA, ela que teve sua estreia na equipe, no dia 23 de novembro de 2012. “Até o momento foi apenas um jogo vestindo a camisa do UFCF, mas concerteza ainda haverá muitos jogos e muitos anos pela frente”, disse Luciano (Treinador do União Feminino).

14 minutos, 14 dias, 14 anos. O que vale é a intensidade com que se vive! Seja sempre feliz! Feliz Aniversário! Parabéns!

Do Presidente e Treinador do União Feminino
UFCF 2013 - 15 anos

sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Diretoria do União Feminino divulga calendário para as atividades no mês de Fevereiro 2013

Terça-feira (5, 19 e 26)

*Treino de futsal em Santa Maria do Cambucá PE, no Ginásio da Escola João David, às 18h30, para atletas do UFCF “A” e “B”.

Quarta-feira (6, 20 e 27)

*Treino de futsal em Santa Maria do Cambucá PE, no Ginásio da Escola João David, às 18h30, para atletas do UFCF “A” e “B”.

Quinta-feira (7, 14, 21 e 28)

*Treino de futsal em Santa Maria do Cambucá PE, no Ginásio da Escola João David, às 18h30, para as atletas que participarão do JOCIPE e do Campeonato SOCIETY.

Sábado (2, 16 e 23)

*Treino no campo de Santa Maria do Cambucá, às 15h
*Treino no Campo de Samambaia, às 16h

Domingo ( 17 e 24)

*Reservado para JOGOS.

Da redação, Luciano Silva
UFCF 2013 - 15 anos
 

TWITTER: @lucianosilvapb

Deixe seu recado

Mensagem da Semana

"A PRÁTICA DE EXÉRCÍCIOS FÍSICO DEVE SER ENCARADA COMO UM INVESTIMENTO E NÃO COMO UM SACRIFÍCIO."