União Futebol Clube Feminino 2015 - 17 anos. Tecnologia do Blogger.

quarta-feira, 18 de novembro de 2015

Estressado? Alimentação e exercícios físicos ajudam a minimizar os efeitos

O estresse é um dos maiores problemas do mundo moderno, considerado o “mal do século”, maior causador de faltas no trabalho e diminuição da produtividade.  Está relacionado ao aparecimento de inúmeras doenças: psiquiátricas, gastrointestinais, cardíacas (hipertensão, dislipidemia), diabetes mellitus, obesidade, musculares, entre outras.

Entre os causadores do estresse estão:

- Irregularidade no sono
- Alimentação desequilibrada/dietas restritivas
- Sedentarismo ou prática excessiva de exercício físico
- Fatores externos: perda de familiares ou amigos, mudanças de casa ou emprego, congestionamentos, discussões.
- Estilo de vida moderno: velocidade de informações, competitividade, maior importância no “ter” e não em “ser”, consumismo.

Os sintomas físicos que ocorrem frequentemente quando nos sentimos acuados, em perigo, sob pressão são taquicardia, tensão muscular, hipertensão, aumento da sudorese, fadiga/falta de energia, ranger de dentes e aperto na mandíbula (comum durante o sono), náuseas, extremidades frias (pés e mãos), compulsão alimentar (quando muito ansiosos).

O QUE FAZER PARA COMBATER O ESTRESSE?

Bom hábito alimentar e prática de exercícios físicos ajudam a minimizar os efeitos do estresse do dia dia.

Atitudes em relação a alimentação e comportamento alimentar:

- Resgatar o ato de cozinhar, de comer em família e com amigos.
- Mastigar mais lentamente os alimentos permitindo que fique mais tempo na boca, gerando mais prazer e promovendo maior saciedade.
- Priorizar alimentos com melhor qualidade nutricional e menor densidade calórica. Mais nutrientes e menos calorias!
- Ingerir alimentos mais frescos, regionais e na safra (período de colheita, melhor qualidade nutricional).
- Dar preferência a alimento in natura ou minimamente processados. Mais naturais e menos industrializados!
- Priorizar o consumo de alimentos orgânicos e evitar o consumo de transgênico.
- Manter hidratação adequada: mulheres 2 a 3 litros/dia e homens de 3 a 4 litros/dia.
- Diversificar a alimentação para garantir a ingestão de todos os grupos alimentares e as recomendações de macronutrientes e micronutrientes. A monotonia alimentar aumenta as chances de carências nutricionais, aparecimento de sensibilidades alimentares e desprazer com a comida.
Ingira alimentos ricos em potentes antioxidantes que reduzem o efeito do estresse:

Selênio: castanha do pará, frutos do mar, aves e carnes vermelhas, grãos de aveia e arroz integral.
Vitamina E: gérmen de trigo, amêndoa, avelã, castanhas, amendoim, pistache, folhosos verde escuro, gema de ovo.
Ômega 3: salmão, atum, arenque, sardinha; farinha de linhaça dourada; chia.
Vitamina C: laranja, tangerina, morango, melancia, limão, acerola, “berries”, caju, goiaba, folhas verde escuras e tomate.
Zinco: mariscos, ostras, carne vermelha, fígado, miúdos e ovos, nozes, leite e leguminosas.

Ações relacionadas ao exercício físico:

O exercício físico tem papel fundamental na saúde mental. Estudos demonstram que principalmente exercícios aeróbicos promovem ação antidepressiva e redução da ansiedade. A prática ajuda a melhorar diretamente o condicionamento físico, o humor, sociabilidade, reduz a ansiedade, libera a energia e a tensão. Além de melhorar a composição e a imagem corporal, a autoestima, a força e mobilidade.

- Praticar exercício físico regularmente. A recomendação para promoção da saúde é pelo menos de 150 minutos semanais, por exemplo, 30 minutos diários.
- Escolher atividade que nos dê prazer para que seja mantida por longo período.
- Fazer check up médico antes de começar a praticar exercício e procurar orientação de um profissional educador físico ou fisioterapeuta.
- Introduzir técnicas de relaxamento e controle da respiração: alongamento, massagem, meditação, yoga, acupuntura.
Além da alimentação e da prática regular de exercício físico, invista em outros prazeres como leitura e atividades recreativas e criativas como pintura, desenho e canto. Desacelere, reveja suas atitudes e prioridades, aprenda a relaxar, procure ter prazer no trabalho e na vida pessoal, se reinvente!

Por Cristiane Perroni
Rio de Janeiro
EU ATLETA

sábado, 14 de novembro de 2015

União perde jogo, mas continua em segundo lugar

Na última quarta-feira, dia 11 de Novembro, na Quadra da Escola João David, ocorreram 2 jogos, pela terceira rodada do III Campeonato de Futsal Feminino, em Santa Maria do Cambucá PE.

No primeiro jogo, às 19h30, o União foi goleado pela Seleção de Surubim, por 5 x 1. O gol do União foi marcado pela atleta Lili.

Atletas do União: Shirley, Jane, Clara, Jéssica, Izabeli, Taty, Aninha, Laudiceia, Lili e Cleide. LUCIANO e MÁRCIO - Comissão Técnica.

No segundo jogo, às 20h30, a Gameleira empatou com o Maria Cecília, por 2 x 2.

Apesar da derrota, o União ficou na segunda colocação, e na quarta rodada, a equipe enfrentará a Gameleira.

Por Luciano Silva
lucianosilva.smc@hotmail.com

segunda-feira, 9 de novembro de 2015

União vence o Real por 3 x 0

Na manhã de ontem (Domingo), dia 8 de Novembro, às 9h da manhã, o União Feminino realizou o segundo jogo pelo III Campeonato de Futsal Feminino, em Santa Maria do Cambucá PE. As meninas do União venceu o seu rival, Real Independente, por 3 x 0, com gols das atletas Lili (2) e Clara (1).

ATLETAS DO UNIÃO: Taty, Aninha, Clara, Izabeli, Jéssica, Lili, Laudiceia e Lidiane. Luciano (Treinador) e Márcio (Aux. Técnico).

No segundo jogo da rodada, às 10h da manhã, a Seleção de Surubim venceu o Maria Cecília de Surubim por 3 x 1. Já o terceiro jogo não aconteceu, por motivos ainda não informados, e que será realizado dia 11 (Quarta), às 19h.

"No momento estamos com 100% de aproveitamento, mas nas próximas rodadas, teremos 2 pedreiras pela frente, Seleção de Surubim e C. E. Gameleira, também de Surubim. E se quisermos chegar à final, temos passar por grandes obstáculos, e se Deus permitir, chegaremos ao nosso objetivo", disse LUCIANO SILVA - Presidente do UFCF.

Nesta quarta-feira, dia 11, às 20h, o União fará o seu terceiro jogo na competição, onde enfrentará a Seleção de Surubim. Ambas as equipes estão na primeira colocação com 6 pontos.

Por Luciano Silva
lucianosilva.smc@hotmail.com

quinta-feira, 5 de novembro de 2015

União estreia com vitória, em jogo contra as meninas de Vertentes

No último final de semana, dia 1 de Novembro, na Quadra da Escola João David de Souza, em Santa Maria do Cambucá PE, teve início o III Campeonato de Futsal Feminino 2015, e que tem a participação de 6 equipes, que jogarão entre si, em turno único, e as 2 melhores equipes se classificarão para a final.

• União - Santa Maria do Cambucá PE
• Real Independente - Santa Maria do Cambucá PE
• Fênix - Vertentes PE
• Gameleira - Surubim PE
• Maria Cecília - Surubim PE
• Seleção - Surubim PE

Na primeira rodada, às 9h, a Seleção de Surubim venceu a Gameleira por 2 x 1, já o Maria Cecília venceu o Real Independente por 3 x 1. Por motivos ainda não informados, o jogo entre União e Fênix foi transferido para a noite de ontem (Quarta-feira), dia 4 de Novembro, às 19h.

Mesmo com muitos defeitos e nervosismo na estreia, o União conseguiu ser superior contra as meninas de Vertentes, e conseguiram aplicar uma goleada por 6 x 3. Os gols do União foram marcados pelas atletas Jéssica (2), Lili (2), Lidiane (1) e Aninha(1).

Atletas do União: Shirley, Lidiane, Clara, Jéssica, Izabeli, Lili, Aninha, Taty, Laudiceia, Cleide e Lindinês. Comissão Técnica: Luciano e Márcio.

Por Luciano Silva
lucianosilva.smc@hotmail.com

 

TWITTER: @lucianosilvapb

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