União Futebol Clube Feminino 2015 - 17 anos. Tecnologia do Blogger.

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2017

Praticar exercício físico tem sido um dos melhores fatores contra o AVC

As causas mais comuns que podem causar um AVC são conhecidas: hipertensão arterial (em geral não controlada nem valorizada), tabagismo, vida sedentária, níveis elevados de colesterol, diabete, obesidade e por fim estresse emocional. Mas em quem e quando pode ocorrer? Não há dados que nos orientem quanto a isso, mas sem dúvida estes fatores de risco presentes numa pessoa, principalmente mulher, e não convenientemente controlados por mais ou menos 20 anos, facilitam o desencadeamento de um infarto do miocárdio ou de um AVC, que pode ter duas formas de se apresentar.

Como fazer então? A primeira recomendação é corrigir os fatores de risco. Tenha certeza que aatividade física regular tem sido um dos melhores procedimentos para auxiliar nestas correções. Quem pratica exercícios regulares acaba por evitar o tabagismo; melhora o controle do diabete e da hipertensão arterial; permite mais fácil controle dos níveis elevados de triglicérides; provoca elevação do colesterol bom (HDL) (infelizmente não modifica o ruim (LDL)); contorna a obesidade e melhora o bom astral, fator espetacular para uma vida saudável.

A certeza de que pouco ou nada vá acontecer depende basicamente desse controle, da regularidade dos bons hábitos, e sem dúvida da herança genética de cada um, mas a medicina tem percebido que se houver plena atenção com a saúde, o AVC pode ser evitado.

Por Nabil Ghorayeb / São Paulo
Eu Atleta

0 comentários:

Postar um comentário

 

TWITTER: @lucianosilvapb

Deixe seu recado

Mensagem da Semana

"A PRÁTICA DE EXÉRCÍCIOS FÍSICO DEVE SER ENCARADA COMO UM INVESTIMENTO E NÃO COMO UM SACRIFÍCIO."